Acadêmicas de Pedagogia socializam experiências em seminário de Projetos de Extensão
27 de novembro de 2023 - CursosO curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizou seis projetos para a comunidade, desenvolvidos dentro da disciplina de Projeto de Extensão Interdisciplinar, no segundo semestre de 2023. Os resultados foram apresentados em Seminário na semana passada, dia 21. A ideia principal dos projetos de extensão é envolver o assunto “Contação de Histórias”, mostrando que a história pode ser contada de várias formas, comentou a professora da disciplina, Rosani Hobold Duarte.
Segundo ela, o gatilho para o desenvolvimento dos projetos foi a Oficina de Construção de Bonecos, oferecida no primeiro dia de aula pelos Grupos Teatrais Cyathus Teatro de Animação, de Nova Veneza, e os Grupos Cirandela e Enluaratus, de Criciúma, que estiveram na Instituição, por meio do Edital Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura.
A oficina, ministrada pelo ator-manipulador Marcelo Ciepielewski, com auxílio do jornalista Antonio Rozeng, serviu de inspiração para o desenvolvimento de todos os projetos. E assim, após algumas reflexões e estudos em sala de aula, resultaram os seis projetos da disciplina de Projeto de Extensão Interdisciplinar II e III.
Os projetos
Projeto 1 – “Construindo imaginações: oficina de bonecos com jornal”: aplicada na Escola Barão do Rio Branco, em Urussanga. O público alvo foi estudantes, pais e/ou responsáveis que acompanhavam os estudantes no dia do evento que a escola estava organizando. Participaram em torno de 30 crianças entre 6 a 12 anos.
Projeto 2- “Dramatização da história: Chapeuzinho Vermelho”: aconteceu no Colégio Dehon, em Braço do Norte. As próprias acadêmicas interpretaram as personagens para um público de, aproximadamente, 60 crianças de 1º ao 5º ano e seus professores.
Projeto 3 – “Crianças em ação: um tabuleiro para jogar por meio de histórias”: um projeto inovador, realizado na escola da comunidade de Oratório, em Orleans. Um tabuleiro gigante com cartões de perguntas relacionadas às histórias contadas anteriormente. A oficina teve a participação direta de 20 alunos de 1º ao 5º ano. O material confeccionado foi doado para a escola.
Projeto 4 – “Contação de história: A Bela e a Fera”: peça teatral encenada pelas acadêmicas de Pedagogia para, aproximadamente, 50 crianças de Educação Infantil da Escola Municipal da Barra do Rio Novo, em Orleans.
Projeto 5 – “Oficina de bonecos e dramatização”: foi aplicada para 30 alunos do 5º ano da Escola Estadual Samuel Sandrini, em Orleans. O objetivo foi desenvolver habilidades criativas e expressivas, estimulando a imaginação, a comunicação verbal e não verbal, a autoconfiança, por meio da construção dos bonecos, e a dramatização.
Projeto 6 – “Oficina: jogos, brinquedos e história”: realizada dentro da programação do 14º Senpex no Unibave. A oficina demostrou diferentes formas de contação de histórias, apresentando materiais lúdicos.





















