Museologia - Graduação - Curso | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicial › Cursos › Graduação › Museologia

Museologia

Apresentação

O curso de Museologia do Unibave visa promover a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a conservação, documentação e comunicação museológica, contribuindo para uma sociedade mais solidária e sustentável e que conserve e valorize suas raízes e seus valores culturais.

Campo de Atuação

O Museólogo trabalha com a organização de acervos, sua documentação, estudo e conservação. Realiza inventários, planeja, organiza e coordena a montagem de exposições, podendo estar presente também na ação educativa para a comunicação e formação de conhecimento.

Entre suas atribuições estão também o planejamento, organização e a administração de museus e seus setores técnicos. Pode atuar em museus de história, de arte, etnografia, arqueologia, museus de ciência e tecnologia, ecomuseus e museus de comunidade, sítios arqueológicos, parques, monumentos, aquários, zoológicos, jardins botânicos, centros de conservação e restauro, centros de memória, galerias de arte, institutos de pesquisa, coleções particulares, projetos ligados a memória e ao patrimônio.

Também é atributo do museólogo ensinar Museologia em todos os graus e níveis, e planejar e executar programas de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal nas áreas de Museologia e Museografia.

Perfil Profissional

Para o desempenho das atribuições profissionais descritas na Lei n° 7287, de 18.12.84, o acadêmico deverá ter competências e habilidades específicas da área de museologia, levando em consideração o contexto regional em que está inserido, estre as quais:

  • compreender o museu como fenômeno que se expressa sob diferentes formas, consoante sistemas de pensamento e códigos sociais;
  • interpretar as relações entre homem, cultura e natureza, no contexto temporal e espacial;
  • intervir, de forma responsável, nos processos de identificação, musealização, preservação e uso do patrimônio, entendido como representação da atividade humana no tempo e no espaço;
  • planejar e realizar operações de registro, classificação, catalogação e inventário do patrimônio natural e cultural;
  • planejar, orientar, desenvolver e supervisionar exposições e programas educativos e culturais.

Coordenação
e-mail: museologia@unibave.net