Voltar

Você está em: Página inicialSou AlunoEnade › Características do Enade

Características do Enade

O Enade tem por características:

  • Componente Curricular Obrigatório: o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.
  • Aplicação Trienal: a periodicidade máxima de aplicação do Enade aos estudantes de cada curso de graduação é trienal; e será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduaçãoao final do primeiro e do último ano de curso. Cabe destacar, porém, com relação aos ingressantes, que, embora as IES devam providenciar sua inscrição no Exame, os mesmos são dispensados de participar da prova.
  • Questionários/Prova: os instrumentos utilizados avaliam habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento, e também, suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de cada profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
  • Registro de regularidade/Histórico Escolar: no Histórico Escolar do estudante fica registrada a situação de regularidade em relação a essa obrigação. Ou seja, ficará atestada a efetiva participação ou, quando for o caso, a dispensa oficial pelo Ministério da Educação – MEC, na forma estabelecida em regulamento.
  • Regulamentação Anual/Portarias de Diretrizes: anualmente, é publicada a Portaria que determina data, dentre outras informações do Enade. Como também, o Manual do Estudante Enade daquele ano.