Voltar

Você está em: Página inicialSou AlunoAcolher › NAC

NAC

Núcleo de Apoio a Acessibilidade

O NAC amplia o acompanhamento de acadêmicos com deficiência, transtornos do desenvolvimento global, especialmente o Transtorno do Espectro Autista – TEA e altas habilidades. Com o aumento da demanda de alunos com especificidades que requisitam um acompanhamento mais personalizado, especialmente nessas especificidades, o NAC, em parceria com os outros setores da Instituição, vem desenvolvendo uma política de atendimento especializado para esses casos. Nesse sentido, além de colaborar para situar os acadêmicos que necessitam do serviço, é realizado o encaminhamento para solucionar ou minimizar os impactos das especificidades que apresentam.

Este núcleo tem como objetivo promover ações voltadas à redução das barreiras físicas, pedagógicas, atitudinais, sociais, tecnológicas e de comunicação, de modo a assegurar a implementação da política de acessibilidade e inclusão no UNIBAVE. O intuito é oportunizar condições adequadas de aprendizagem e utilização dos espaços para aqueles que necessitam de condições diferenciadas, com vistas a garantir condições plenas de acesso e permanência no Ensino Superior. Seu público-alvo são acadêmicos, professores e funcionários com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (Transtorno do Espectro Autista – TEA) e altas habilidades.

Constituem-se ações do NAC, entre outras: a sistematização das informações sobre o público atendido, avaliação e proposta de adequações arquitetônicas e pedagógicas que sejam necessárias, orientação à coordenação, professores, comunidade acadêmica, profissionais técnicos, com a finalidade de garantir o desenvolvimento das potencialidades e a ruptura das barreiras que fomentam o preconceito e discriminação.

Atendimento:
Fernanda Zanette de Oliveira
nucleodeacessibilidade@unibave.net