Voltar

Você está em: Página inicialServiços à Comunidade › Horta Agroecológica

Horta Agroecológica

Alimento Saudável Ao Alcance De Todos

O que é a horta?

As hortas podem ser definidas como sistemas de produção de alimentos de origem vegetal, geralmente em pequenos lotes de terreno (seja no meio rural ou urbano), que contribuem para melhorar a segurança alimentar, nutricional e econômica das pessoas envolvidas. A horta agroecológica também se qualifica como uma ferramenta de aprendizagem para alunos de ensino fundamental e médio bem como os de curso superior ligados as Ciências Agrárias. Além de contribuir para melhora da qualidade de vida dos educandos, gerarando mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional, gerando estímulo para construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente e a comunidade e com a sustentabilidade do planeta.

O que é o projeto?

No Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, é desenvolvido o projeto educativo intitulado “Horta Agroecológica no Unibave: Alimento Saudável ao Alcance de Todos”, com acadêmicos dos cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária. O objetivo do projeto é proporcionar aos colaboradores do Unibave, comunidade externa, e acadêmicos de todos os cursos da instituição, o acesso à uma fonte saudável de alimento, buscando promover saúde e bem-estar social, bem como a conscientização sobre valores educacionais.

Como funciona?

Os alimentos são cultivados na fazenda experimental do Unibave, em uma área de aproximadamente 1.300 m2. Nela se encontram diversos tipos de hortaliças (hortaliças fruto, folhosas, tuberosas, condimentares e medicinais), dentre as quais pode-se destacar: Abóbora, moranga, feijão de vagem, berinjela, tomate, tomate cereja, chuchu, pimentão, alface nas variedades americana, crespa, lisa e roxa, acelga, couve-flor, brócolis, repolho, radiche, rúcula, cenoura, rabanete, aipim, batata-doce, beterraba, salsa, cebolinha verde, cavalinha e hortelã.

Uma vez produzidas, as hortaliças colhidas são semanalmente ofertadas no Unibave, em uma banca desenvolvida especificamente para este fim. Além disso, os valores cobrados na comercialização são simbólicos (muito abaixo do que é praticado em mercados e feiras da região sul catarinense) e servem apenas para a compra de novas mudas de hortaliças, tornando a horta agroecológica auto sustentável.

Vale ressaltar que durante a comercialização não há pessoas responsáveis pela venda dos produtos. Foi criada uma filosofia educativa em que as pessoas interessadas em adquirir os mesmos depositariam em uma caixa de acrílico transparente o valor referente a compra das hortaliças, ou seja, em esquema de “self service”. Estas ações educativas despertaram nos funcionários e acadêmicos dos cursos de graduação do Unibave e na comunidade ao seu entorno, a consciência da alimentação saudável, da honestidade, da sabedoria e da valorização do homem do campo.