Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Projeto de educação ambiental possibilita a compreensão sobre as condições da água

Notícias

Projeto de educação ambiental possibilita a compreensão sobre as condições da água

14 de dezembro de 2016 - ,

20161201_104828Durante o segundo semestre de 2016, o projeto “Aprender com as Águas da Bacia do Rio Belo” desenvolveu atividades com professores de Artes, Língua Portuguesa e Sociologia na Escola Barriga Verde – EBV. O objetivo foi estimular a compreensão complexa da realidade, mais especificamente sobre as condições da água, articulada por meio das diferentes disciplinas, o que permite a transdisciplinaridade.

Na disciplina de Sociologia, por ser a ciência que estuda a sociedade, a professora Tayse Borghezan Nicoladelli optou por realizar um encontro com os candidatos a prefeito do município de Orleans, para entrega de reivindicações, no intuito de contribuir com o plano de governo do candidato eleito, no pleito eleitoral de 2017-2020. Os alunos do Ensino Médio realizaram uma análise dos planos de governo dos três principais candidatos, com objetivo de compreender sobre os conceitos de cidadania, democracia e participação social e política.

A disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Richard da Silva, oportunizou aos alunos a produção de textos em diferentes gêneros (poesia e crônica, mais intensamente), permitindo a eles a criatividade e a apropriação destas modalidades textuais de modo significativo.

A professora de Artes, Renata Bussolo de Campus, desenvolveu no mês de novembro uma atividade interdisciplinar com o professor de Língua Portuguesa. Os textos produzidos pelos alunos do Ensino Médio da EBV foram levados aos alunos dos 7os e 8os anos da Escola Hilsa Pedoni, ambas em Orleans, permitindo que estes elaborassem desenhos figurativos a partir da leitura. Também participaram desta atividade alunos dos 5os anos da EBV.

A professora utilizou métodos diferentes para provocar os alunos a produzir seus desenhos. Primeiramente, com alunos dos 5os anos, na Escola Barriga Verde, a professora desenvolveu um varal literário, no pátio da escola. Cada aluno pôde escolher, conforme seu interesse, os textos para representá-los por meio do desenho. Na Escola Hilsa Pedoni, a professora e os alunos escolheram um poema específico, intitulado Água Viva, para representação.

Essas ações educativas fazem parte do Programa de Educação Ambiental nas Escolas “Aprender com as Águas”, coordenado pela professora de Agronomia, Dra Rose Maria Adami. Para a coordenadora do programa, “as ações de Educação Ambiental, voltadas à proteção das águas das bacias hidrográficas, por seu caráter humanista, holístico, interdisciplinar e participativo, tem contribuído significativamente para o processo educativo, com a adequação dos conteúdos pedagógicos à realidade local e para o envolvimento dos educadores e educandos em ações concretas de transformação desta realidade, principalmente quando o assunto é a água, com recurso natural e insumo no processo produtivo e social”.