Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Inicia no Unibave a Semana da Cultura Indígena 2017

Notícias

Inicia no Unibave a Semana da Cultura Indígena 2017

17 de abril de 2017

Em comemoração ao Dia do Índio, 19 de abril, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave iniciaram nesta segunda-feira, 17, mais uma edição da Semana da Cultura Indígena, que segue até a próxima quinta-feira, 20.

Nestes dias serão realizadas diversas atividades culturais no campus universitário, como palestras, oficinas e exposições. As ações socioculturais, desenvolvidas pelo Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e pelo Núcleo de Estudos Afros e Indígenas – NAI do Unibave, visam proporcionar ao público uma visão sobre hábitos, costumes e cultura da comunidade indígena.

Durante a semana, os alunos do Ensino Fundamental de escolas da região participarão da Oficina de Pintura em Cerâmica no Museu ao Ar Livre. Para os estudantes do Unibave terá a Mostra de Pintura em Cerâmica no Hall da Biblioteca Universitária.

No dia 19 de abril, Dia do Índio, o pagé Líder Espiritual da Tribo Kaigangue, José Mauro Oruã Kauã da Rosa, ministrará a palestra com o tema “Fitoterápicos e Saúde Indígena”  no Centro de Vivências da instituição às 19h, a entrada é 1kg de alimento não perecível que será doado à Tribo Kaigangue.

A outra palestra será realizada no dia 20 de abril com o professor Juliano Bitencourt Campos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, o tema ministrado será “A Ocupação Xokleng no Sul de Santa Catarina: Etno-História e Arqueologia”. Na entrada também será cobrado 1kg de alimento não perecível que será doado à mesma Tribo.

O objetivo da Semana da Cultura Indígena é oportunizar aos estudantes do ensino fundamental da região e comunidade universitária do Unibave, conhecimentos e valores relativos a cultura indígena local e nacional, por meio de palestras, debates, oficinas e exposições.

Confira a programação completa:

OFICINA DE PINTURA EM CERÂMICA PARA ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Período: 17 a 20 de abril (matutino e vespertino)
Local: Museu ao Ar Livre Princesa Isabel

MOSTRA DE PINTURA EM CERÂMICA PARA ACADÊMICOS DO ENSINO SUPERIOR E CURSOS TÉCNICOS
Período: 17 a 19 de abril, nos períodos matutino e noturno
Local: Hall da Biblioteca Universitária

PALESTRA COM JOSÉ MAURO ORUÃ KAUÃ DA ROSA – TEMA: FITOTERÁPICOS E SAÚDE INDÍGENA
(pagé Líder Espiritual da Tribo Kaigangue)
Data: 19 de abril, as 19 h
Local: Centro de Vivências
Entrada: 1kg de alimento não perecível que será doado à Tribo Kaigangue

PALESTRA COM PROF. DR. JULIANO BITENCOURT CAMPOS (PPGCA/UNESC) – TEMA: A OCUPAÇÃO XOKLENG NO SUL DE SANTA CATARINA: ETNO-HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA
Data: 20 de abril, as 19h
Local: Centro de Vivências
Entrada: 1kg de alimento não perecível que será doado à Tribo Kaigangue

OFICINA DE CERÂMICA: IMPRESSÃO DE PAISAGEM COM SIMONE MILAK (artista/ceramista)
Data: 20 de abril, as 19 h
Local: Laboratório da Casa de Pedra

OFICINA: A RELAÇÃO ENTRE MATÉRIAS-PRIMAS E TECNOLOGIA LÍTICA NO TERRITÓRIO PRÉ-HISTÓRICO DO EXTREMO SUL CATARINENSE COM ME. JULIANO GORDO COSTA (UNESC)
Data: 20 de abril, as 21 h
Local: Centro Tecnológico

EXPOSIÇÃO: CULTURA INDIGENA – ACERVO PESSOAL EDI BALODI E DO MUSEU AO AR LIVRE PRINCESA ISABEL
Período: 17 a 20 de abril (matutino e noturno)
Local: Sala 2 – Bloco D