Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Grupo do NASF de Gravatal realiza atividades no Museu ao Ar Livre

Notícias

Grupo do NASF de Gravatal realiza atividades no Museu ao Ar Livre

01 de dezembro de 2017 - , ,

Cerca de 120 pessoas que fazem parte do Projeto Motiva-se, idealizado pela Secretaria Municipal da Saúde e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Gravatal, participaram do encerramento das atividades na tarde dessa última quinta-feira, 30, realizado no Museu ao Livre Princesa Isabel.

O Projeto Motive-se busca melhorar a qualidade de vida da população de Gravatal com faixa etária acima dos 40 anos, realizando ações de intervenções à promoção da saúde. O grupo participa de palestras, atividades físicas, orientação alimentar, atividades de recreação e dinâmicas de grupo.

A confraternização dos integrantes do Projeto Motive-se iniciou com um passeio guiado no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, divididos em três grupos e acompanhados dos colaboradores do museu, o grupo visitou as principais unidades do local, como a Casa do Colono, Engenho de Cana de Açúcar, Olaria, Ferraria entre outros.

Depois de conhecer o modo de vida dos colonizadores de Orleans e região, o grupo foi recepcionado no Centro de Vivências do museu ao Livre pelo psicólogo no NASF, que é egresso do curso de psicologia do Unibave, Júnior Goulart, onde participaram de uma vivência de biodança.

Conforme o psicólogo Rolando Toro, criador da técnica, a Biodança é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir Vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de Encontro em grupo.

Após as atividades teve um café de encerramento para os integrantes do Projeto Motive-se, junto com os membros da Secretaria Municipal de saúde de Gravatal e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.