Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Grupo de estudo de São Ludgero discute a Educação Infantil com apoio do Unibave e da RIEC

Notícias

Grupo de estudo de São Ludgero discute a Educação Infantil com apoio do Unibave e da RIEC

16 de junho de 2017 - ,

Com o objetivo de aprofundar as discussões acerca da Educação Infantil, priorizando a análise dos documentos que norteiam a etapa educativa no contexto nacional, foi estruturado um Grupo de Estudo, formado por gestores da Secretaria de Educação de São Ludgero, representantes de cada Centro de Educação Infantil – CEI, vinculado à Rede Municipal de Ensino, bem como profissionais do Núcleo de Inovação Pedagógica – NIP do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave que coordenam as atividades.

A atividade integra o Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, desenvolvido pelo Unibave, com apoio das Redes Internacionais de Escolas Criativas (RIEC e RIEC Brasil). Com a iniciativa, o programa oferece uma nova possibilidade para os profissionais da educação, pois além de potencializar o desenvolvimento de projetos que articulam currículo e realidade, estimulando a criatividade, o trabalho colaborativo e a aproximação entre escola e comunidade auxilia no aprofundamento de concepções que norteiam a Educação Infantil e na estruturação de possibilidades para organização curricular articulada com a realidade municipal. No encontro de abertura foi entregue aos gestores das instituições uma placa com o intuito de fortalecer a iniciativa e valorizar o comprometimento com a educação.

A professora Marcia Bianco, coordenadora do NIP, salientou que em dois encontros foi possível discutir os Referencias Curriculares para a Educação Infantil, publicados em 1998, bem como analisar a estrutura e parte das especificidades da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular, publicada em 2017. Apesar do último documento ainda não ter sido aprovado, destaca a relevância de discuti-lo para avaliar aproximações em relação aos documentos anteriores, contextualizando também as mudanças previstas.

O próximo encontro está previsto para o dia 28 de junho no Unibave. Nele serão analisados mais dois documentos: as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, de 2010, e as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, de 2013. A partir de então, serão discutidas condições para reformulação da proposta curricular, visando, dessa forma, atender demandas da realidade atual.