Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Alunos apresentam estudo sobre as influências étnico-raciais na formação econômica da região

Notícias

Alunos apresentam estudo sobre as influências étnico-raciais na formação econômica da região

06 de outubro de 2017 - ,

Na última quarta-feira, 04, os acadêmicos da segunda e quarta fases do curso de Engenharia de Produção do Unibave apresentaram os resultados do estudo que fizeram na disciplina de Micro e Macro Economia, sob a supervisão do professor Mário Sérgio Bortolatto, a respeito das influências étnico-raciais na formação econômica e desenvolvimento da nossa região.

No intuito de conhecer um pouco da história da nossa gente, dos que já habitavam, dos que migraram e imigraram para a nossa região, os alunos realizaram uma pesquisa sobre as várias etnias que habitaram e habitam o sul catarinense.

A apresentação realizada, contou com a participação do professor Idemar Ghizzo e da diretora do Museu ao ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, que contribuíram com suas considerações sobre os temas abordados, enriquecendo o entendimento dos acadêmicos sobre as etnias e formação econômica da região. Conforme o professor Ghizzo “compreender as raízes de uma região, referindo à sua origem, constrói no aluno a percepção de que só estamos neste estágio de desenvolvimento por conta dos esforços de muitas gerações”.

O professor Bortolatto, afirma que ninguém vive apenas do passado. “Precisa-se estar com olhar atendo no futuro, mas para a compreensão das transformações pelas quais a economia, sociedade e cultura de um povo tem passado no decorrer dos tempos, se faz necessário conhecer a história”, frisou Bortolatto.

Cada equipe elaborou uma apresentação sobre as etnias da região. Ao final das apresentações foram servidos pratos/alimentos típicos de cada uma das etnias pesquisadas, para degustação de todos os envolvidos.