Encontro de educadores ambientais é realizado no Campus de Cocal do Sul | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Encontro de educadores ambientais é realizado no Campus de Cocal do Sul

Notícias

Encontro de educadores ambientais é realizado no Campus de Cocal do Sul

29 de novembro de 2016
A- A+

dsc06065A coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Práticas Educativas, Criativas e Inclusivas – Nupci do Unibave, Rose Maria Adami, também coordenadora de Educação Ambiental do Comitê da bacia do Rio Urussanga, conduziu na última quarta-feira, 28, o Encontro de Educadores Ambientais, no campus de Cocal do Sul do Unibave.

O evento reuniu vários profissionais capacitados pelo Comitê Urussanga desde 2011, com intuito de criar a Rede de Educação Ambiental “Educar para Cidadania e Participação Social na Água”, para compartilhar ações exitosas, relacionadas à água, a fim de promover a cidadania, a participação social e contribuir na compreensão da realidade socioambiental, tendo em vista a gestão de recursos hídricos na bacia do Rio Urussanga e bacias adjacentes.

No primeiro momento do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar sobre os princípios que embasam a Rede Educar para as Águas, que seria o conhecimento da realidade socioambiental dos territórios das bacias hidrográficas, a Educação Ambiental e a comunicação das informações geradas para a comunidade em geral. Segundo Rose Maria Adami, “essas são questões prioritárias para o avanço da gestão de recursos hídricos nas bacias hidrográficas, para que a sociedade e os gestores públicos incorporem o conhecimento transmitido e desenvolvam boas práticas, pois educar para a água é levar as pessoas a compreendê-la como um recurso natural de suma importância para as atividades econômicas e sociais. Sem ela não há desenvolvimento socioeconômico”.

No período da tarde, os participantes puderam construir a base conceitual da “Rede Educar para as Águas”, que envolveu a definição dos membros fundadores e associados, objetivos, missão, princípios, estrutura da governança, ou seja, quais as instituições e membros que coordenarão a Rede, e as ações prioritárias. Além disso, definiram um plano de ações composto de seis ações para ser implantadas nas instituições parceiras, no primeiro semestre de 2017, baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Há possibilidade de uma delas ser implantada no Unibave, campus Orleans.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da agenda mundial adotada em 2015 na Cúpula das Nações Unidas, em Nova Iorque para o Desenvolvimento Sustentável composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Haverá nova reunião da Rede, no início de 2017, com os membros fundadores, a fim de definir encaminhamentos para implantação das ações propostas nas instituições parceiras.

Saiba Mais

O Comitê de Bacias Hidrográficas é um órgão colegiado que conta com a participação dos usuários de água, sociedade civil e órgão públicos, com poderes deliberativos, consultivos e normativos, para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos na bacia hidrográfica. Em outras palavras é um Fórum em que um grupo de pessoas se reúne para discutir sobre o uso da água na bacia hidrográfica. O Unibave tem um assento no Comitê da Bacia do Rio Urussanga, representando a sociedade civil, por intermédio dos professores Rose Maria Adami (membro titular) e Eduardo Nossi (membro suplente).