Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Acadêmicas de Pedagogia estudam História e Processos Educativos na Casa de Pedra

Notícias

Acadêmicas de Pedagogia estudam História e Processos Educativos na Casa de Pedra

09 de junho de 2017

Acadêmicas da quinta fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave refletiram sobre o Ensino de História e a Educação Patrimonial em visita técnica ao Centro de Documentação Histórica Plínio Benício – CEDOHI (Casa de Pedra) na noite dessa última quinta-feira, 08.

O objetivo da visita foi apresentar exemplos do acervo documental do Centro de Documentação, enfocando as metodologias e a importância da utilização de fontes documentais em sala de aula já que por meio do uso didático de documentos (escritos, imagéticos, objetuais, entre outros) é possível a abordagem de conteúdos fundamentais da história, explorando temas da região sul-catarinense.

Na oportunidade, as acadêmicas conheceram também um pouco da dinâmica e procedimentos do arquivo nos vários setores, acompanhadas pela museóloga Valdirene Böger Dorigon, que tirou dúvidas e apontou possíveis relações para a turma.

A atividade foi acompanhada pela professora Beatriz Donadel, que leciona a disciplina de História e Processos Educativos. “Os processos educativos que envolvem documentos promovem a identificação, a valorização e a preservação do patrimônio cultural ao mesmo tempo em que permitem a construção do conhecimento histórico escolar sintonizado com as discussões acadêmicas desta disciplina”, frisou Beatriz.