Voltar

Você está em: Página inicialInstitucional › Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, estabeleceu à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de supervisão e coordenação do Sinaes, a competência de estabelecer diretrizes, critérios e estratégias para o processo de avaliação de instituições de Ensino Superior no Brasil.

A Avaliação Institucional tem por finalidades:
– a melhoria da qualidade da Educação Superior;
– a orientação da expansão de sua oferta;
– ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
– ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de Educação Superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional. (BRASIL, 2011, p. 1).

Para o alcance das finalidades propostas, o Sinaes contempla três componentes: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Os processos para a efetivação desses componentes constituem-se em: Autoavaliação, Avaliação Externa (de cursos e de instituição) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade (BRASIL, 2011).